Projetoconhecaifa

Os 16 mandamentos de Ifá – XIV

Por Bàbá Ifasogbon Agboola

14º Mandamento – Eles avisaram que nunca se deitassem com a esposa de um amigo. (Não se deve trair um amigo).

Significado do 14º Mandamento:
Os amigos devem ser respeitados e uma amizade não pode ser traída.

Interpretação:
“Deitar-se com a esposa de um amigo” é a maior injúria que o sacerdote pode praticar contra esta pessoa. A sentença busca valorizar o sentimento de amizade que deve ser pautado sempre, no respeito mútuo e na reciprocidade ética, que em hipótese alguma, podem ser esquecidos.

Mensagem:
“Um amigo vale mais do que um parente”. Esta afirmativa da sabedoria popular fundamenta-se no fato de que os parentes nos são impostos pelo destino, ao
passo que, os amigos, cabe-nos escolher dentre as inúmeras pessoas que surgem no decorrer de nossas vidas. Se elegemos, de livre e espontânea vontade, os nossos amigos, por que os trair? Por que não dar a eles o mesmo tratamento que gostaríamos que nos dessem? Conservar as amizades tratá-las com respeito e carinho é, acima de tudo, uma demonstração de sabedoria. As amizades devem ser cultuadas e ninguém deve criar animosidade entre amigos colocando em risco uma relação que pode representar um grande tesouro. “Mais vale um amigo na praça do que dinheiro no banco”. (Da sabedoria popular).

O mandamento valoriza a amizade como algo sagrado, que deve ser cuidado com respeito, confiança e carinho. Um amigo é uma pessoa que escolhemos para estar ao nosso lado, e traí-lo é como quebrar um laço precioso que pode nos apoiar por toda a vida. A amizade é especial porque, diferente da família, que nasce com a gente, os amigos são escolhidos por vontade própria. Como diz a sabedoria popular, “um amigo vale mais do que um parente”.

Quando escolhemos alguém para ser nosso amigo, prometemos, mesmo sem dizer, que vamos tratá-lo com a mesma atenção que queremos receber. Trair essa confiança, seja por uma ação grave como a do mandamento ou por mentiras e desrespeito, é machucar uma relação que pode ser mais valiosa que dinheiro, como diz outro ditado: “Mais vale um amigo na praça do que dinheiro no banco.” O sacerdote, que guia as pessoas na religião, deve ser o primeiro a dar o exemplo, mostrando que a amizade é para ser protegida.

Na religião de Ifá, o sacerdote precisa ser um amigo confiável, alguém que nunca usa sua posição para ferir quem está perto. Se ele trai um amigo, não só perde essa conexão, mas também enfraquece a confiança da comunidade, que espera dele um comportamento honesto.

Na vida, todos nós temos amigos que contam com a gente. Pode ser o colega que divide um segredo, o vizinho que ajuda em um momento difícil ou o parceiro de anos que sempre está por perto. Respeitar a amizade é ouvir, apoiar e nunca fazer algo que possa magoar. O mandamento nos pede para sermos leais, tratando os amigos como tesouros que merecem nosso melhor.

Esse mandamento é um convite para que os sacerdotes e todos nós valorizemos a amizade. O bàbáláwo deve ser um exemplo de lealdade, nunca traindo quem confia nele. Viver com respeito aos amigos é mais do que evitar a traição.

Picture of Bàbá Ifasogbon Agboola
Bàbá Ifasogbon Agboola

Sacerdote de Ifá Tradicional Yorubá

Entre em contato: Whats (51) 999-748701

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos recentes